Conheça a vida e a Obra do Meu Comediante Favorito!
"Sou uma pessoa difícil para conviver. Pareço um animal enjaulado. À noite levanto-me e começo a andar pelo quarto. Não consigo descer das nuvens e desligar-me do que eu faço. Sou como um astronauta. Vivo na lua o dia inteiro e, ao chegar a casa à noite, tenho que pôr o saco do lixo para fora…"
James Eugene Carrey, mais conhecido por Jim Carrey, nascido em 17 de janeiro de 1962, em Newmarket (Canadá), é um ator famoso por papéis cômicos.
Jim Carrey se interessou pela carreira artística desde pequeno, em especial pela comédia, chegando a enviar a sua résume para o "The Carol Burnett Show" (show de comédia americano dos anos 60/70) quando tinha tinha apenas dez anos.
O seu talento, já percebido por todos, fez com que seus professores lhe concedessem alguns minutos antes do fim do dia de aulas para que ele fizesse rápidas encenações cômicas (stand-up comedy) para seus colegas de turma.
Durante uma fase difícil da família de Carrey, a família se mudou para os subúrbios de Scarborough (Toronto), onde tiveram que trabalhar como seguranças e empregados de limpeza na fábrica Titan Wheels. Carrey começou por trabalhar oito horas por turno todos os dias depois da escola em que frequentava, Agincourt Collegiate Institute, o liceu mais antigo de Scarborough.
Sua carreira no cinema iniciou em 1981, no filme "Rubberface". Quatro anos após ganhou papel principal na comédia negra "Once Bitten" (Procura-se um Rapaz Virgem), ainda sem alcançar grande sucesso.
O sucesso só veio com o papel principal na comédia "Ace Ventura: Pet Detective" (Ace Ventura: Um Detetive Diferente), o qual só estreou meses antes de "In Living Color", um programa cômico da TV americana em que participava.
Graças ao sucesso comercial deste filme Carrey ganhou também papel principal nos longas: "The Mask" (O Máskara) e "Dumb e Dumber" (Débi e Lóide), ambos no mesmo ano. Em 1995 interpretou o "Charada" ou Riddler no filme "Batman Forever" (Batman Eternamente).
Logo após voltou a interpretar o detetive de animais em "Ace Ventura: When Nature Calls (Ace Ventura: Um Maluco na África). Veio então a atuação no filme "The Cable Guy" (O Pentelho), realizado por Ben Stiller, que não alcançou o sucesso esperado, sendo alvo de críticas. O sucesso só veio com seu próximo filme, "O Mentiroso".
Após seus trabalhos cômicos, Carrey teve a oportunidade de mudar totalmente seu estilo, com o personagem principal em "The Truman Show – A Vida em Directo", em 1998. No ano seguinte recebeu o papel do comediante Andy Kaufman, em "O Mundo de Andy" (Man on the Moon), o qual lhe causou grande desgaste físico e psíquico.
No ano de 2000 Carrey atuou no longa "Eu, Eu Mesmo e Irene" (I, Myself & Irene), também com sucesso de bilheteria, arrecadando 24 milhões de dólares no seu primeiro fim de semana em cartaz e 90 milhões em toda sua carreira nos EUA.
Em 2004 atuou em "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças" (Eternal Sunshine of the Spatless Mind). Em 2003 atuou na comédia "O Todo Poderoso" (Bruce Almighty), que arrecadou mais de 242 milhões de dólares nos EUA e mais de 458 milhões em todo o mundo, tornando-se a segunda comédia de ação real em mais dinheiro embolsado para sempre.
Jim Carrey e sua filha Jane
Jim Carrey já foi casado duas vezes: primeiro com Melissa Womer, com a qual teve a filha Jane. Depois casou-se com a atriz Lauren Holly, um casamento que durou menos de um ano.
Em setembro casou-se com a atriz e ex-coelhinha da Playboy Jenny McCarthy (foto acima).
Mesmo com vários trabalhos e sucessos de bilheteria, Carrey nunca chegou a ser indicado a um Oscar, mas em sua carreira já conquistou dois Globos de Ouro de Melhor Ator nos longas: "O Show de Truman" (1998) e "O Mundo de Andy" (1999) e ganhou o MTV Movie Awards 2009 como melhor comediante.
Retirado de Minilua
Nenhum comentário:
Postar um comentário